ConsultoriasPalestras Treinamentos Coaching Mentoreamento


Gerenciando Razão e Emoção

Um dos grandes segredos do sucesso é saber dizer “sim” ou “não” quando necessário e adequado, expressando aquilo que se considera apropriado para o momento. Todavia, o problema da falta de assertividade reside na dificuldade de conseguir dizer “não”. A insegurança, o constrangimento, a pressa, a falta de foco dentre outras razões levam a um “sim” precipitado, que deveria ser “não”, iniciando uma série de complicações a partir deste comprometimento.

É importante lembrar que as escolhas são excludentes, ou seja, quando digo sim para o outro, mas na verdade queria dizer não, estou dizendo não para mim mesmo e ainda trocando um ganho de curto prazo (não frustrar a expectativa do outro) por um dissabor de médio ou longo prazo em função do comprometimento pessoal indevido.


Na vida prática quando digo não, ainda restará chances de voltar e dizer sim na maioria dos casos, ao passo que quando digo sim, precipitadamente, terei cerca de 90% de chances de não conseguir desfazer a situação sem pagar (compensar) a minha desistência e ainda sempre em estado de humilhação.

É essencial saber lidar com esta dificuldade de dizer não, pois quando digo mais “não” no momento certo, diminuo meu estresse, amplio meu tempo livre, aumento a minha credibilidade, elevo minha disposição para identificar e aproveitar as verdadeiras oportunidades quando estas passarem por mim. O planejamento estratégico capacita-nos a dizer “não” quanto o certo é dizer “não”, pois nos mantém no foco das decisões previamente escolhidas.


Continue acessando o nosso blog. E, quando desejar, contribua com a sua opinião, deixe seu comentário registrado e ainda quando gostar das publicações recomende e compartilhe com seus amigos.

Um comentário:

  1. Excelente pensamento! Atitude essencial para a maturidade profissional e pessoal!

    ResponderExcluir